Etnografia


A etnografia é um estudo descritivo que possibilita identificar costumes, crenças, línguas, comportamentos de uma sociedade. É uma ferramenta usada entre as ciências humanas, mas que pode ser útil para entender mudanças sociais, politicas e culturais da sociedade.
A etnografia que era conhecida dentro das universidades, ganha espaços nos universos corporativos, agências, empresas principalmente as que trabalham com marketing, uma vez que tem que entender e observar o comportamento da sociedade para trabalhar em cima daquilo que lhe agrada.
Neste componente curricular fomos convidados a escolher um lugar e fazermos uma observação etnográfica. Foi observado pelos colegas diversos espaços, bar, parques, praças, condomínios, feiras, academias, bairros.
O meu objeto de pesquisa foi um posto de saúde, embora tenha costume de frequentá-lo quando se vai com um objetivo que é um estudo de observação, começa a perceber detalhes que antes passavam despercebido.
No posto observado, percebi a interação entre os servidores, a preocupação e cuidado em lembrar e até cobrar sobre as vacinas, existe um trabalho de prevenção. Também foi observado o comportamento da médica, era um atendimento rápido em torno de no máximo três minutos por paciente, muito diferente do atendimento feito pela enfermeira que era mais detalhista, observando e atendendo cada paciente com cuidado e atenção.
Foi interessante que chegou uma criança com caroços pelo corpo e não o levaram para a médica, mas para a enfermeira e impressão que deu foi que a enfermeira tem um atendimento mais qualificado que a própria médica.
Esse trabalho de observação foi muito gratificante, pois você passa a observar com criticidade, não é apenas algo comum do dia a dia, mas por detrás de cada gesto, tem um comportamento e um significado e o estudo com a etnografia busca compreender esse significado através dessa observação e descritiva.
Estudar a etnografia consiste em observar costumes, comportamentos, culturas e tudo que pode ser compartilhado dentro da comunidade.

Referência








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog