Importância do Território

http://www.filcasaimmobili.it/wp-content/uploads/2015/02/Territorio_bene_comune1.jpg


O trabalho com território ajuda a entender disputas territoriais e processo de conflituosidade. O território que pertence ao ramo da geografia tem sido usado por outras ciências. Milton Santos diz que a geografia alcançou sua era de ouro, pois o conhecimento do território tornou-se essencial.
Surgiram diversos trabalhos e que envolvem diversos órgãos, multinacional, governo nacional, sindicatos, igrejas que querem compreender os interesse, conflitos, ações e os diferentes tipos de território. Nesse sentido não se pode denominar o território apenas como um espaço de governança.
O território é usado nas implementações de políticas públicas, essas politicas formam diferentes tipos de desenvolvimento, produzindo disputas territorial, conflito, que vão desde o pedaço de chão, comunidade, bairro.
O território não é apenas um espaço de governança, mas outros territórios fixos e fluxos, materiais e imateriais, relação social, cultural e classe social. O capitalismo produz um território capitalista, onde o dominante sobressai ao dominado. As disputas não se limita ao setor econômico, mas politico, ideológico, teórico.
A geografia ajuda a ter uma dimensão de leitura territorial e espacial, essa ideia de território vai muito além de definir espaços ou separar espaços de governança. O trabalho realizado com território é muito importante, pois a partir de estudos realizados naquela localidade, pode especificar qual a comunidade que ali mora, sua cultura, anseios e necessidade, a partir de uma análise mais detalhada do território, órgão como governo, igrejas e sindicatos entre outros podem definir qual a melhor forma de trabalho com aquela comunidade, não apenas a forma de politicas públicas, mas um estudo do território, além de agilizar o processo de implementação de politicas públicas ajuda não desperdício de verba, como por exemplo, saber qual equipamento é ideal, isso evitar compra de material que não é cabível no território.


Referências
FERNANDES, Bernardo Mançano. SOBRE A TIPOLOGIA DE TERRITÓRIOS

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog