Blog como uma ferramenta acadêmica
A
universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) propõe um ousado plano
pedagógico que vai desde as licenciaturas e bacharelados
interdisciplinar ao regime de ciclos. Alguns professores com o
intuito de ir muito além da sala de aula propõe como ferramenta
pedagógica o blog.
A
ideia é que cada estudante crie um blog com postagens de suas
vivências, discussões e aprendizado alcançado em sala de aula, o
blog permite que o aluno quebre barreira e tenha mais flexibilidade
para compartilhar suas experiências.
Uma discussão que vai muito além do meio acadêmico, mas extrapola fronteira fazendo com que a comunidade extra-acadêmica tenha
conhecimento dos assuntos abordados e do material criado dentro da
universidade. O blog como uma ferramenta acadêmica proporciona ao
estudante mais autonomia, protagonismo e liberdade
Trata-se
de uma oportunidade de se incentivar que o desenvolvimento dos
Componentes Curriculares
extrapole as aulas teóricas em espaços fechados, de publicizar os
debates e reflexões
ocorridos entre os estudantes e docentes, e de que os processos e
produtos possam
ser compartilhados com toda a comunidade acadêmica e extra
acadêmica, ampliando
a experiência educativa realizada em sala de aula. (Felipe, Joel p2, 2017)
O blog permite que nós
alunos façamos um registro dos temas e discussões trabalhados em
componentes e uma reflexão sobre os temas, fazendo com que os debates possam ir muito além da universidade já que tudo que
será registrado estará disponível na web. Temos a oportunidade não apenas de compartilhar nosso aprendizado, mas de trocar experiências
com nossos colegas, surgindo um debate que não se limita a sala
de aula.
Imagem fonte http://joelfelipe-ufsb.blogspot.com/ |
Referência
FELIPE, Joel. Blog e Diário de Bordo no meio acadêmico: como e porquê fazê-los?
FELIPE, Joel. Blog e Diário de Bordo no meio acadêmico: como e porquê fazê-los?
Comentários
Postar um comentário