Blog como uma ferramenta acadêmica




A universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) propõe um ousado plano pedagógico que vai desde as licenciaturas e bacharelados interdisciplinar ao regime de ciclos. Alguns professores com o intuito de ir muito além da sala de aula propõe como ferramenta pedagógica o blog.
A ideia é que cada estudante crie um blog com postagens de suas vivências, discussões e aprendizado alcançado em sala de aula, o blog permite que o aluno quebre barreira e tenha mais flexibilidade para compartilhar suas experiências.
Uma discussão que vai muito além do meio acadêmico, mas extrapola fronteira fazendo com que a comunidade extra-acadêmica tenha conhecimento dos assuntos abordados e do material criado dentro da universidade. O blog como uma ferramenta acadêmica proporciona ao estudante mais autonomia, protagonismo e liberdade

Trata-se de uma oportunidade de se incentivar que o desenvolvimento dos Componentes Curriculares extrapole as aulas teóricas em espaços fechados, de publicizar os debates e reflexões ocorridos entre os estudantes e docentes, e de que os processos e produtos possam ser compartilhados com toda a comunidade acadêmica e extra acadêmica, ampliando a experiência educativa realizada em sala de aula. (Felipe, Joel p2, 2017)

O blog permite que nós alunos façamos um registro dos temas e discussões trabalhados em componentes e uma reflexão sobre os temas, fazendo com que os debates possam ir muito além da universidade já que tudo que será registrado estará disponível na web. Temos a oportunidade não apenas de compartilhar nosso aprendizado, mas de trocar experiências com nossos colegas, surgindo um debate que não se limita a sala de aula.

Imagem fonte http://joelfelipe-ufsb.blogspot.com/
                                                     
Referência

FELIPE, Joel. Blog e Diário de Bordo no meio acadêmico: como e porquê fazê-los?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog